BEM - VINDOS!

Sejam Bem-Vindos amigos castanhalenses e das demais cidades vizinhas!

"O bom da vida é saber que tenho minhas responsabilidades com as pessoas as quais tanto amo, meus pacientes." (Chico Neto)

Este blog será um canal utilizado por mim
para interagir com vocês na abordagem de temas relacionados à saúde, política, informações e outros.

Fiquem à vontade para deixarem seus recados que com certeza serão respondidos.

Um abraço.

sábado, 25 de agosto de 2012

A FORÇA DE MIM

 
Em 33 anos de formado, tenho lembranças alegres e tristes no desempenho de minha profissão.
O nascimento de um ser humano é coberto de intensa alegria por todos.
Fui parteiro desde o início. Através das minhas mãos, muitas crianças vieram ao mundo. Aqui em nossa cidade tenho muitos “filhos”, pois vocês sabem que o parteiro também é chamado de pai.
Vi muita alegria estampada nos rostos dos pais ao receberem de minhas mãos seus filhos, presentes de Deus.
Fui médico da saudosa Maternidade do Povo de Castanhal. A nossa velha casa de partos, era carinhosamente chamada das três galinhas, pois antes dos convênios as mulheres pariam apenas com este quesito.
Aprendi a assistir aos partos, com os médicos da época, e também com as orientações das parteiras.
Foi na Maternidade que experimentei a mais dolorosa experiência da minha vida, operei uma senhora já morta, para salvar seu filho.
Em uma noite inesquecível de natal, estava de plantão quando chegou uma senhora em crise de eclampsia vindo a falecer minutos após sua admissão, proveniente de município vizinho. Tomei a decisão imediata e retirei do ventre materno seu filho ainda com vida.
No presente poema reporto-me ao acontecido:
CHOREI
A FORÇA DE MIM DESPIDA
FOI OUVIDA POR TODOS
AS LÁGRIMAS DA EMOÇAO
TRADUZEM MEU CORAÇÃO
O CORPO INERTE
SEM REAGIR
ASSISTE A VIDA PARTIR
 
NO VENTRE DA MÃE MORTA
SEU FILHO MEXE
PEDE PRA SAIR
MINHAS MÃOS ESTENDIDAS
PENETRAM NO NINHO AMADO
RESGATAM O SER ALADO
QUE VOA PRÁ SUA HISTÓRIA
 
MOMENTOS ETERNOS
TESOUROS INVIOLÁVEIS
BEM MAIOR DE TODOS
 
EXISTO NA RAZÃO
DE REALIZAR OS PRÓPOSITOS QUE FIZ
EM TE SERVIR
MEU SENHOR
 
MEU DEUS
 
Não quero mais ver isso acontecer em nossa cidade.
Quero que todas as gestantes tenham direito ao pré-natal, com acesso ao curso de preparação psicoprofilática para o parto.
Quero que seja estimulado o parto normal, com analgesia, sem dor, para que as pacientes sintam-se motivadas aos desígnios da natureza.
Uma vez voltando a Câmara Municipal de Castanhal não medirei esforços para que seja construída em nossa cidade a nova Maternidade do Povo de Castanhal dotada de toda a estrutura para dar a mulher Castanhalense um atendimento digno no momento de grande importância em sua vida.
Texto: Chico Neto
Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário